domingo, 8 de novembro de 2009

Um projeto itinerante para educadores e estudantes

O escritor Kaká Werá e a Cia Duberrô circulam com o projeto “Fábulas de Iauaretê” apresentando contação de histórias, oficinas e palestra. Realizado pelo Instituto Arapoty(http://www.institutoarapoty.ning.com/), o projeto tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural, patrocinio da Sorocaba Refrescos e oferece atividades gratuitas nesta quarta-feira.
Na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, a cidade de Limeira recebe atividades do projeto “Fábulas de Iauaretê”, uma adaptação do livro de Kaká Werá, realizada pelo Instituto Arapoty e Cia Duberrô, com o patrocínio da Sorocaba Refrescos. O projeto integrou a Expo-Literária de Sorocaba e seguirá ainda por outras diversas cidades, como Tatuí, Laranjal Paulista (25/11), São Roque (05/11), Votorantim (09/11), Itapetininga (13/11) e Itapeva (16/11), contemplando uma série de atividades focadas em alunos e educadores, entre elas palestra com o escritor Kaká Werá, contação de histórias, oficinas para educadores e oficinas literárias.
O projeto foi aprovado pelo Edital ProAC (Programa de Ação Cultural) Literatura, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de estimular a leitura de crianças e adolescentes, por meio da apresentação dos contos do livro “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”, do escritor Kaká Werá Jecupé (http://www.kakawera.blogspot.com/) e também através das palestras ministradas pelo escritor. Além de Kaká, “Fábulas de Iauaretê” conta com a Cia Duberrô (http://www.encantoria.com.br/), formada pela atriz Tatiana Zalla e pelos músicos Leandro Pfeifer e Domingos de Salvi, que utiliza histórias e contos de grandes escritores para dar vida às apresentações. O projeto conta ainda com a colaboração de profissionais, como Elaine Saron na direção de produção, João Jardim na concepção artística do espetáculo; Marcelo Rosenbaum na criação do cenário; Cris Rosenbaum e Lucia Muller na criação do figurino e Iago Sartini na criação do material gráfico.
Sob orientação de Kaká, a Cia Duberrô apresenta o espetáculo cênico-musical-literário “Fábulas de Iauaretê”, baseado nos contos do livro. O grupo trabalha a concepção do mesmo com cantigas, contação de histórias e se inspira em elementos da cultura popular, especialmente a cultura indígena, para a pesquisa dos fragmentos sonoros, cenário e figurinos. Por meio dessa parceria, a arte ancestral de contar e cantar histórias convida o público para apreciar os contos, uma maneira de incentivar a apreciação da leitura em geral, como forma de entretenimento, descobertas de valores, diversão, educação e reconhecimento de aspectos culturais.
As atividades acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. Durante o dia, foram agendadas escolas que poderão assistir a contação de histórias e, em seguida, participar das oficinas literárias ministradas pelo autor do livro, que estará presente na apresentação das 9h. Já à noite, a partir das 20h, haverá contação de histórias e uma palestra com o escritor Kaká Werá aberta e gratuíta.

O livro

Inspirado em mitos, fábulas, lendas e histórias de culturas ancestrais, nesse livro o autor transmite valores humanos de forma lúdica e bela, estimulando o imaginário dos leitores. As ilustrações do livro foram realizadas por Sawara, filha do autor, que materializou seu imaginário, ilustrando histórias que sempre ouviu. Este aspecto será utilizado nas apresentações e palestras, como estímulo à imaginação criativa revelada através da leitura, e muitas vezes, censurada pela velocidade das mídias contemporâneas.
O livro já recebeu diversos prêmios e indicações importantes, entre elas: selecionado para o Catálogo de Bolonha 2008 - FNLIJ´s selection 45ª Bologna Children's Book Fair 2008 - Categoria Reconto; selecionado para o Programa Livro Aberto da Biblioteca Nacional – 2007; selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2010 e selecionado para o Programa Mais Cultura da Biblioteca Nacional - 2008.
Sobre o autor
Kaká Werá é índio Tapuia, escritor, autor de vários livros, entre eles Ore Awé (1994 – Ed. Triom); A Terra dos Mil Povos (1998 – Ed. Peirópolis); Os Filhos da Terra (1999 – Ed. Senac); Tupã Tenondé (2000 – Ed. Peirópolis) e Iauaretê (2007 – Ed. Peirópolis). Realiza palestras há mais de 14 anos sobre seus livros em universidades, empresas, congressos e eventos em geral no Brasil e no exterior, tendo discursado como convidado na Universidade de Oxford (Inglaterra) e na Universidade de Stanford (Estados Unidos), entre outras.
Em 88 foi premiado pela Prefeitura de São Paulo com o troféu Zumbi dos Palmares. De 1989 a 1992 coordenou oficinas literárias nas Casas de Cultura de São Paulo e na Oficina Cultural Três Rios.
É professor de Educação em Valores Humanos na Fundação Peirópolis e na Unipaz (Universidade da Paz) e conferencista no Brasil e no exterior.
Kaká, através do Instituto Arapoty (fundado e coordenado pelo autor), é membro do Conselho da Bovespa Social e Ambiental, onde procura estimular o apoio a outras organizações do terceiro setor, com foco em educação e ambiente.
Sobre a Cia Duberrô
Trabalha com a arte de contar histórias através da integração das linguagens cênica, musical e literária desde 98. A Cia pesquisa e divulga a obra de grandes autores, diversidade de lendas, mitos, cantigas da cultura popular brasileira e composições próprias.
A Cia desenvolve um vasto repertório, que vai de contos tradicionais a autores contemporâneos como Rubem Alves e Kaká Werá Jecupé, sempre com a intenção de divulgar a poesia, o respeito pela natureza e os valores humanos.
É formada por uma atriz e dois músicos. Dentre vários eventos, já atuou em feiras de livro nas cidades de Londrina (PR) e Laranjal Paulista (SP), eventos no Café Filosófico – CPFL Campinas (SP), Associação Cultural Quilombo Brotas em Itatiba (SP), Festival Janeiro de Grandes Espetáculos de Recife (PE), Festival das Artes de Itu (SP), Evento Planeta Sustentável da Editora Abril no Parque do Ibirapuera e Semana da Consciência Negra no Museu da Língua Portuguesa, ambos na cidade de São Paulo.